Publicado em 14/07/2025 às 09h41.

Correntina aderiu ao Programa de Prova Nacional Docente (PND).
Em conversa com o Secretário Municipal de Educação, Clériston Mota, tive a oportunidade de *sugerir a adesão do município ao Programa Prova Nacional Docente (PND)* – também conhecido como o *”Enem dos Concursos para Professores”*, promovido pelo Governo Federal, por meio do MEC e do INEP.

Com grande atenção e competência, *o secretário acolheu a ideia e atendeu prontamente à proposta, garantindo que **Correntina aderisse oficialmente à PND*.

Com isso, a *nota obtida na prova poderá ser utilizada como critério de seleção para professores da rede municipal*, substituindo ou complementando concursos públicos tradicionais.
👉 A PND está prevista para acontecer ainda este ano, com edital em breve.
👉 Professores interessados em futuras vagas na rede devem *acompanhar o calendário da PND* e se preparar para a avaliação, que será de grande relevância para futuras nomeações.

No entanto, *a adesão não garante automaticamente que a seleção será válida como concurso público.* A validade como concurso depende do que for definido no edital: se será um *processo seletivo simplificado* ou um *concurso público efetivo*.
Então, é preciso esperar o edital específico da prefeitura.
Se a prova será feita pelo modelo do Enem dos Concursos.
Se a vaga será temporária ou efetiva.
E se realmente será um *concurso público com estabilidade.*

Agradecemos à Secretaria de Educação pela sensibilidade e compromisso com a valorização da carreira docente e o fortalecimento da educação pública em nosso município.
Link da inscrição: Programa de Prova Nacional Docente (PND).
Entre os dias 14 e 25 de julho de 2025, com taxa de R$ 85,00.
Leia aqui a publicação no Diário Oficial da Prefeitura de Correntina – DIÁRIO OFICIAL MUNICIPAL – CLIQUE AQUI.
Atenciosamente,
Joel dos Santos
13 de julho de 2025.