Publicado em 23/07/2025 às 08h51.
A matéria abaixo é do PORTAL DE CORRENTINA sobre a decisão do TRE/BA que manifestou favorável ao Vereador Eleito Eliton da Multicel (PSD). A ação foi movida pelo ex-candidato a Vereador e suplente Kaka de Lormino (PSD). O JC coloca à disposição dos envolvidos na ação para qualquer tipo de esclarecimento ao povo correntinense.

”Justiça mantém decisão favorável a vereador em processo movido por ex-candidato.
O ex-candidato a vereador Kaká de Lormino (PSD) teve mais uma derrota na Justiça ao recorrer de um processo movido contra o vereador Eliton da Multicell (PSB). Após a decisão desfavorável na primeira instância, Kaká recorreu, mas foi novamente derrotado na 2ª instância, consolidando o entendimento jurídico de que não houve irregularidade por parte do parlamentar.

A ação, de natureza eleitoral, foi considerada improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que confirmou a lisura do processo e da atuação do vereador. O julgamento reafirma o posicionamento já adotado anteriormente pela Justiça de 1º grau, encerrando a tentativa do ex-candidato de impugnar o mandato por vias judiciais.
Além do fracasso jurídico, o caso chama atenção pelo interesse direto e pessoal de Kaká na ação, o mesmo foi suplente na última eleição, ou seja, assumiria o cargo caso o vereador Eliton da Multicell perdesse o mandato. O que soa, à luz dos fatos, como uma tentativa oportunista e antiética de tomar o lugar conquistado nas urnas pelo adversário.

Essa postura levanta sérias dúvidas sobre o compromisso do ex-candidato com a democracia e com os princípios que devem nortear a atuação pública. Ao invés de buscar o apoio do povo nas urnas, recorre a disputas judiciais já refutadas por instâncias superiores, demonstrando mais interesse em ocupar uma cadeira do que em representar de fato a população.
Em nota, apoiadores do vereador comemoraram o resultado como uma vitória da legalidade, da democracia e da vontade popular, uma vez que o vereador foi legitimamente eleito pelo voto direto da população de Correntina.
O Portal Correntina segue acompanhando o desdobramento dos bastidores políticos do município, com compromisso com a informação e a verdade.” (sic).
Correntina e sua velha política! Até parece com a política do Ex-presidente. O ódio impera!
Meu amigo KAKÁ DE LORMINO,
Li com tristeza a notícia de que você inicialmente ingressou na Justiça Eleitoral com um pedido de IMPGNAÇÃO contra o mandato de um vereador legitimamente eleito pela vontade popular, sob o argumento da inexistência de lisura. Se o amigo tivesse me consultado antes de ingressar com a ação no juiz primevo, teria desaconselhado, creio também que seus apoiadores principais não concordam que a atitude adotada, pois a mesma lhe expõe desnecessariamente ao ridículo e fere seu futuro político.
Veja que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) que favoreceu ao Vereador, de igual forma como foi a decisão do juiz de piso, assim dando um importante precedente que reforça a legitimidade do mandato daquele Vereador. Isso demonstra que a Justiça está atenta à lisura do processo eleitoral e respeita a vontade popular expressa nas urnas e ao mesmo tempo levanta sérias dúvidas sobre o seu compromisso com a democracia e os princípios que devem nortear a atuação pública.
Ademais, como se comentam, o fato de você Kaká ter sido suplente na última eleição e poder assumir o cargo caso o vereador perdesse o mandato sugere que a ação foi motivada por interesses pessoais e não por uma preocupação genuína com a lisura do processo eleitoral. Por isso, temos que a decisão do TJBA é um importante precedente que reforça a importância da estabilidade institucional e da segurança jurídica no processo eleitoral. Ela demonstra que a Justiça está comprometida em proteger a vontade popular e garantir que os eleitos sejam aqueles que receberam o apoio da maioria dos eleitores.
Por fim, realço que você é um rapaz novo e tem um futuro político brilhante, pelo que recomendo a empregar seus esforços, seu carisma e o apoio que lhe é dado por pessoas influentes, para trabalhar em prol de um SÃO MANOEL e uma CORRENTINA justas, comprometidos tão somente pelos princípios da legalidade e da democracia, sem perseguições ou partidarismo, assim fazendo, duvida não resta de que virá uma vitória democrática e referendada pela vontade popular. É como penso!!!
GETÚLIO REIS