Publicada em 01/02/2023 às 10h49

 

Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul. Você com certeza já ouviu falar sobre esses termos e provavelmente sabe quais campanhas ligadas à saúde eles estão relacionados. Mas, você já se perguntou o porquê utilizamos as cores para compor as ações de prevenção de doenças? Hoje, conheceremos mais detalhes sobre esses significados!
As cores das campanhas do mês de fevereiro são roxo (lúpus, fibromialgia e mal de alzheimer) e laranja (leucemia).

Em um contexto geral, todos os meses do ano possuem cores específicas, e alguns deles possuem mais de uma. Essas diversas tonalidades são responsáveis por realizar um papel fundamental de caráter duplo: a garantia de obtenção de status (atenção) e a garantia de conscientização, sobre a importância da priorização da qualidade de vida e saúde. As cores são elementos de fácil associação e fácil fixação à memória. Elas são aspectos de facilitação da comunicação, e por isso são utilizadas nestas campanhas ligadas aos meses do ano.

Tudo começou no ano de 1985, com o movimento Pink October (Outubro Rosa), uma ação de conscientização e prevenção do câncer de mama, criado pela empresa Americana Cancer Society e Imperial Chemical Industries.

E de lá para cá foram criados vários outros movimentos da saúde, e a sua maioria tendo início na Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.
O JC utilizará a cor laranja nos primeiros 15 dias e a cor roxa no restante do mês.

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