Publicada em 02/06/2025 às 15h15.

Correntina abandona prática precária e adota nova técnica em suas estradas

Chegou ao fim, em Correntina, o tempo do improviso nas estradas, conhecido popularmente como “tomba barranco”. Após séculos de espera — mais precisamente, 1800 anos desde que os romanos desenvolveram técnicas avançadas de pavimentação no século III a.C. — o município começa a implementar métodos mais eficazes de construção viária.


Enquanto os romanos já compreendiam os benefícios de vias bem estruturadas, que iam muito além de simplesmente cortar a terra e chamá-la de estrada, Correntina, por muito tempo, manteve intervenções precárias e de baixa durabilidade. A situação chegava ao ponto de, a cada três meses, um mesmo trecho receber o mesmo tipo de manutenção emergencial, com barrancos sendo tombados de um lado para o outro, sem resultado efetivo.



No entanto, um novo cenário começa a se desenhar. Em um breve trajeto entre Correntina e o bairro de Luzia, já é possível observar mudanças significativas. As novas obras evidenciam um compromisso com a qualidade, segurança e o conforto dos usuários. Mais do que uma melhoria estética, as intervenções indicam uma mudança de postura na gestão pública.



A adoção de uma técnica mais moderna já começa a trazer reflexos positivos. Entre os benefícios esperados estão a melhoria da mobilidade, a conservação dos veículos, a valorização dos imóveis nas proximidades e, sobretudo, a satisfação da população com uma infraestrutura mais duradoura e eficiente.
Que exagero comparar com o período Romano, época que nem existia carros. O ideal é a pavimentação asfatica, nossa vizinha Santa Maria da Vitória, tem estradas rurais pavimentas ligando a sede do município a 2 povoados que ficam a mais de 40 km de distância, o Mocambo e a Açudina. Essa nova técnica, tão revolucionária como vc dis no texto só será testada no período chuvoso, aí sim da para tirar uma conclusão.
Não fui eleitor do atual governo, para puxar a sardinha para o lado dele, mas tendo uma equipe de bons profissionais ao seu lado, as coisas mais difíceis se tornam mais fácies.
Parabéns ao secretário de infra estrutura Nem de Quindim e seus auxiliares.
Parabéns ao governo municipal.
Qual foi essa nova técnica mesmo? não consegui identificar! Usou a mesma pratica que outras gestões usava! Joga-se cascalho, esparrama e depois molha! e uma nova técnica mesmo? não vi nenhuma compactação do solo, através de um Rolo compactador! Assim teríamos estrada mais duradora. Essa NOVA TÉCNICA E A MESMA UZADA POR TODOS OS ADMINISTRADORES O INTUITO É SÓ UM SANGRA A MÁQUINA PÚBLICA.
Há anos esse nova técnica é usada, com isso todo ano se usa ela!!!! sabem que a estradas só durarão por alguns dias, depois começa o mesmo lenga, lenga!!!!