COLUNA DO LUCINHO

Um homem com idéia e personalidade que se deixa engessar é: no mínimo, um covarde!

UNIÃO GERA FORÇA E PODER!!!! [email protected]

Vamos olhando para o titulo, inverter as palavras e em qualquer das situações inversas encontrar-se-á a mesma essência, poder ou força quando se tem, existe união. Poder se sustenta na união. E força se tem pela união do poder! Feito este preâmbulo demonstrativo de valor, vamos tentar discorrer sobre algo sério, enquanto, ao mesmo tempo pode ser lúdico; alegre e/ou triste, festivo e/ou nostálgico; sábio ou ignorante; verdadeiro ou falso; cientifico ou empírico; professoral ou próprio do aprendiz/aluno; religioso ou laico, mas, sobretudo muito político e sem censura, quanto a idades ou expressões verbais, de grafia ou imagem, o filtro é a própria formação ou entusiasmo do membro naquele exato instante do diálogo!

Existem lideranças prestigiadas, valorizadas, reconhecidas pelos integrantes, rola respeito, consideração, amizades, convite para encontros, jogos, integração social, cultural, moral e até amoral no linguajar e na circulação de fotos e vídeos, que muitas vezes expõe o todo do conjunto, chega a ser hilário, pra não dizer asqueroso! Estamos tentando enfocar a miscigenação cultural, moral, social do que é ou contém um grupo de rede social, bem como do seu valor social no intercâmbio de informações, na celeridade com que circulam verdades ou não, e do significado assistencial na defesa de valores e direitos da sociedade como um todo! Integramos alguns grupos. Confesso que mais observo do que participo e quando o faço filtro à participação da minha interação.

 

Às vezes fico surpreso com a qualidade das colocações e outras vezes, constrangido, mas, entendo ser um jogo. Onde os jogadores se apresentam com formações diversas tanto de berço, como social e/ou cultural, o que na maioria eleva a autoestima de quem participa, porque fica informado até do que se passa ao redor do Mundo, do Brasil, do Estado ou do seu Município, ou seja, ainda assim gera conhecimento! .

Por outro lado é de pouco alento ver, ler, ouvir discussões sobre politica nacional, quando os envolvidos na troca de detalhes enfocam pontos de vista, que de per si já estão definidos no outro e insistem, até com arrogância e prepotência, humilhante, para que aqueles que se divergem, abortem as suas convicções e aceitem as do seu interlocutor. Falam com uma precisão, uma veemência para incutir convencimento de detalhes até quanto a politica internacional, esquecendo que o teto do seu terreiro está caindo na sua cabeça, ou seja, ignoram o próprio umbigo!

  É muito triste chega a ser de pouca elegância, expressões de baixo calão, discutindo o que é “fake” ou não, afinal tem todo um grupo, às vezes silente, ouvindo, lendo tudo que circula naquele momento, a panela ferve, esse é apenas um registro! Os grupos sempre são ecléticos em conhecimento e sabedoria pode ser luz, e o é. Luz para muita atividade no seio da sociedade, mesmo causando em determinados momentos rupturas na conversação, com ressentimentos que desaparecem até mesmo quando alguém pede pra sair do grupo, parece que falta é consciência da força e poder que essa união projeta para a vida de uma comunidade.

Essa via de informação e formação, o grupo social, através da comunicação telefônica, é uma rede de amor fraterno, que se inflama de muita responsabilidade cristã, a cada instante, pois, se desponta num município de governo comunista, praticando altruísmo e solidariedade! Claro alguns senões que depreciam parte do todo, com o tempo, com a colheita dos frutos de ações beneficentes, certamente se lapidarão e fará cristalizar aos olhos de todos, a flor da benemerência, com o que consolidará a prática da fraternidade e o respeito à individualidade de cada um, essa é a nossa esperança, que se sustentará na perseverança e fortalecimento de lideranças sempre em busca do bem comum, com a mudança de atitudes, é também um aprendizado! É salutar integrar um grupo, interagir com pessoas conhecidas ou não, em que pesem as chateações por ouvir ou ver algo, que não lhe condiz, enquanto princípio ou valor, próprios da sua formação.

Mas, chega a ser entusiasta, emocionante, quando aparece uma chamada para o desabrochar de uma campanha fraterna para auxiliar alguém. É uma integração maciça, é uma marca registrada, chega a dar orgulho a quem integra o grupo, até porque o poder aquisitivo é consoante à falta de atividade remunerada no Munícipio e ainda assim, plenamente confiável, seus membros colocam registros de dados bancários pessoais, para acolher valores e donativos a serem repassados ao objetivo, fim da campanha. È lindo é maravilhoso sentir e conviver com este espirito de solidariedade de todos que estão imbuídos na participação. Aproveitamos e cumprimentamos, parabenizando a todos que agem assim! Ser solidário é preciso! É uma corrida só, parece disputa de “pole position” na fórmula 1, todos querem contribuir ao mesmo tempo! É uma prática que faz escola, que dá exemplo de altruísmo e dignidade humana.

Esta não é uma critica. É uma crônica onde discorremos verdades dentro da nossa ótica, onde o perdão flui entre seus membros e um chamamento para que os grupos sociais se conscientizem do seu valor, da sua importância, do que a sua união é capaz, ela é força motora e gera poder. Mata fome de pessoas; abriga e conforta necessitados; qualifica instituições, ajuda deslocamentos, com custeio de passagens para restaurar saúde; oferta em outras palavras qualidade de vida para quem busca sobreviver, em razão das circunstâncias, sustentado pelo amor solidário, por isso, nós dizemos: AMIGOS DE CORRENTINA muito obrigado! Parabéns! Pela filantropia aplicada e que a humildade nos alcance a todos e, por extensão, o cumprimento chega a todos os grupos sociais!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.