Colunista: Felix Garcia,  31/05/2021 às 18h02.
Um drone com inteligência artificial ataca um ser humano

 

A guerra usando a inteligência artificial “IA” começou a um bom tempo. Estamos nos acostumando com uma nova era no desenvolvimento tecnológico, com uso de objetos tele dirigidos, equipamentos com IA ou rede com robôs espião, com a finalidade de destruir alvos estratégicos militar ou civil. As notícias sobre o assunto são pouco divulgadas, porém, pouco a pouco alguns sucessos vão ocorrendo e desvendando o atual cenário bélico, bbc 2010. A Organização das Nações Unidas em seu documento “Security Council” no parágrafo nono, deixa claro sua oposição ao uso desse tipo de equipamento contra a população civil, porém em período de conflito, as resoluções são deixadas à parte ou simplesmente não cumpridas.

O ocorrido desta vez foi o ataque de um drone com IA que decidiu de forma autônoma atacar um grupo de soldados em retirada. O período não foi especificado bem como os detalhes da operação, porém os ataques de drones na Turquia não são novidades. As provas encontradas pela UN indicam o uso do equipamento STM Kargu-2 municiado e operacional sendo neutralizado posteriormente com o uso da interferência eletrônica. Contudo, os avaliadores das Nações Unidas, relatam preocupação já que no video demonstrativo do equipamento se vẽ como o drone ataca um veículo com manequim.

A preocupação por parte das autoridades mundiais existe, tal e como indica o relatório da União Europeia, para o uso de robôs assassinos, já que vários países dispõem de tecnologia para fabricação do equipamento sem uso regulado por nenhum organismo. Cabe esperar se o uso da inteligência artificial será ajudar ou não a humanidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.