Publicado em 08/08/2021 às 09h54, atualizado em 08/08/2021 às 12h01.
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Diz à lenda que em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais, pois ela queria homenagear seu próprio pai.
Sonora, que já era adulta decidiu então, em 1910 lançou uma campanha com o apoio da Entidade de Jovens Cristãos da cidade, que durou até ela ganhar a causa.
Em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.
Quem trouxe o conceito do Dia dos Pais para o Brasil foi o publicitário Sylvio Bhering, em 1953, e o dia foi festejada inicialmente em 14 de agosto. A data foi “ajustada” para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais.
Hoje é Dia dos Pais. Olhe para os seus filhos, pode ser que ainda dê tempo. Você é responsável pela vida dele, então cabe-lhe ensinar sobre o amor, a alegria, o sofrimento e a morte. Pais são aqueles que, em todo o tempo possível, devem estar ao lado dos filhos, ajudando-os a crescer, ouvindo suas histórias, ainda que pareçam bobas e “coisas de criança”… Se você for um pai assim, tenha certeza de que, quando seu filho estiver passando por um momento importante, de problema, grandes alegrias ou dificuldades, é a você que ele irá procurar, com certeza é em seu ombro que ele repousará a cabeça, talvez já adulta.