Publicada em 25/05/2023 às 10h10

Por Piskuila Souza

A Associação Cultural Gonzagão foi fundada em 06 de Julho de 2016 por seis amigos, com o intuito de fortalecer a cultura da cidade de Correntina, principalmente a cultura junina.
No início tiveram dificuldade de se estabelecer, porém não desistiram e buscaram se qualificar, para assim implantar uma quadrilha estilizada na cidade, nos moldes dos grandes centros do país.

Pensando na sociedade, fizeram várias ações sociais como entregas de brinquedos em comunidades vulneráveis, entrega de cestas básicas em bairros carentes, e atividades lúdicas para melhor atender nossa cidade, exemplo foi palhaçaria na zona rural, levando alegria para as crianças daquelas regiões. Mesmo que em pequena proporção, sempre buscará fazer ações sociais.
A Quadrilha Junina estilizada sempre foi o carro chefe da Associação, e já em seu primeiro ano, 2017, homenageou Luiz Gonzaga, ícone da música brasileira que dá nome ao grupo, com o tema: Luiz Gonzaga, 28 anos de saudade. Foi um novidade pra cidade, e Correntina abraçou o projeto. O nosso segundo tema foi uma homenagem a Correntina, a nossa riqueza histórica, cultural e turística, sendo o tema: “Correntina 80 anos de sonhos e cascatas.”

Neste segundo ano, a Gonzagão a Gonzagão foi campeão no concurso de Quadrilhas na Bacia do Rio Corrente e 4° Lugar na região Oeste, um dos melhores momentos da recente história da Junina.
Em 2019, terceiro ano, homenageou os amores, as paixões impossíveis com o tema: “Um amor proibido em noites de São João.
A pandemia chegou e continuaram os projetos de forma virtual, pois tínhamos que obedecer as medidas para maior segurança de nossos associados, mas os trabalhos não pararam.
Logo após a pandemia se estabilizar, em 2022 voltamos com uma temática voltada para a saudade, empatia, e enredo falando de como foi difícil os dois anos em meio a pandemia, trabalhamos com: “saudade meu remédio é dançar.”

O grupo vem ano após ano se estruturando e buscando fazer com que a cultura na nossa cidade seja mais valorizada e vista pela sociedade. Sempre tivemos ajuda de alguns empresários que acreditam no nosso potencial, e ainda buscamos mais parceiros. A prefeitura sempre nos ajudou e em todo esse percurso foi um dos nossos maiores apoiadores, mas ainda queríamos políticas de fomento a cultura com maior visibilidade a cultura junina, cultura essa que hoje é lei, e que precisamos trabalhar mais em toda região.
Mesmo com pouca verba ou quase nenhuma, já realizamos cinema interativo, natal para as crianças em comunidades vulneraveis, entrega de brinquedos, Passeio Matuto, Bloco alternativo no nosso carnaval, Luau, acampamento para os integrantes, entre outros. Além disso, trabalhamos com a inclusão das minorias, pois acima acima de tudo somos iguais perante a Deus, o o nosso lema é: “mais cultura, mais vida.”
Nesta temporada de 2023, estamos com um trabalho inovador, junto a nossa Quadrilha Junina Estilizada.

Para este ano, vamos homenagear nosso sertão, nossos vaqueiros, e nada melhor que homenagear com aquela mais bela canção, com uma música que fez e faz embalar os corações dos amantes da vaquejada, “SAGA DE UM VAQUEIRO”. Uma canção que representa muito para os sertanejos, pois conta uma bela história de um amor que foi separado pelo destino, mas este mesmo destino os uniu, e quis que pai e filho se encontrassem nos palcos das vaquejadas.
E o mais legal é que toda a historia da música, vai ser contada pela JUNINA GONZAGÃO do inicio ao fim.

Entretanto, para que este sonho saia do papel, vamos ter que contar muito com o apoio da nossa comunidade local, pois é será um investimento grande e não dispomos do valor para custear todo nosso figurino, cenário e adereços usados em apresentações, seja em Correntina ou em cidades vizinhs por onde levamos o nome de nossa cidade.
Portanto, venha ser um apoiador e viver este sonho conosco, de levar para as pessoas: “Mais cultura, mais vida.”

Objetivo Geral do Grupo na temporada: O objetivo é fomentar a cultura em nossa cidade e região, homenagear os vaqueiros, as vaquejadas, e também os sertanejos que vivem na labuta nessa vida sofrida, mas se mantém de pé mesmo diante das dificuldades.

Sabemos que nosso projeto é bem desafiador mas com foco, objetivo, e ajuda da comunidade, nós vamos tirar nosso sonho do papel e fazendo com que mais jovens sejam beneficiados e comtemplados, pois ao fazer cultura estamos tirando os jovens dos caminhos errados, criando mais oportunidades e valorizando-os. Cada um tem seu talento, basta ter oportunidade para mostrar do que é capaz, e nós queremos ser criadores de sonhos e oportunidades através da cultura.

Por Piskuila Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.