Publicado em 15/08/2023 às 09h05

Por Teoney Guerra   Coluna Fatos & Negócios.

O distrito de São Manoel está em decadência?

Foto: Crédito Zelito Santos

Entre janeiro e junho deste ano, não houve nenhum registro de empresa aberta em São Manoel, conforme a Coluna observou, olhando mais atentamente as planilhas do Departamento de Fiscalização Tributária da Prefeitura Municipal. Planilhas que serviram de base para várias matérias postadas aqui.

O distrito de São Manoel é uma das povoações mais importantes do município de Correntina.

Foto: Divulgação

Nesse mesmo período, localidades muito menores, como Vereda Grande, Boa Vista, Barreiro Vermelho e Cabeceira Grande, registraram a abertura de uma empresa. E na comunidade da Praia, dois novos negócios tiveram as atividades iniciadas.

Causou-nos estranheza essa situação, por isso a Coluna foi saber o que ocorre em São Manoel. Para isso, conversou com algumas pessoas, entre elas, um empresário, pecuarista, residente nos arredores, que é um profundo conhecedor dos assuntos ligados à localidade. Ele, entretanto, preferiu não ter o seu nome revelado.

Foto: Divulgação

Pelo que a Coluna apurou, o distrito vive realmente um período de grave crise, iniciada no fim da década de 1990, que dura até hoje. Um declínio nas atividades agrícolas, que teve como causa a saída de mais de uma centena de pequenos produtores rurais residentes na povoação ou em pequenas propriedades próximas, que se mudaram para o Projeto Formoso – um projeto de agricultura irrigada implantado pelo governo federal, que incentivou a produção de banana -, no município de Bom Jesus da Lapa.

“Como resultado desse êxodo, diminuiu o dinheiro em circulação no povoado, e dezenas de imóveis foram fechados, e assim continuam por todos esses anos”, diz o empresário. Alguns desses imóveis têm tido serviços de manutenção, porém, outros estão abandonados, o que, na sua avaliação, causa uma impressão de decadência em algumas ruas.

Foto: Divulgação

Porém, na realidade, a situação não é bem essa. Neste ano, no mês de março, foi instalada na povoação uma farmácia, filial de uma matriz que há na cidade de Correntina – cujo registro no Departamento de Fiscalização Tributária do município foi feito no ano passado -, e a sócia proprietária, Páblica Sateles, afirma que a filial está “vendendo bem”, dando o resultado esperado. O que pode ser visto como um indicativo de “vida” da economia local.

O empresário que preferiu não ser identificado se queixa da falta de investimentos que poderiam reverter essa situação. Porém, como exemplificou, há culpa dos próprios comerciantes locais. “Há mais ou menos um ano, fui procurado pela gerência de um Banco de Correntina, que me falou para articular com os comerciantes daqui, a instalação de um caixa eletrônico, para os aposentados não terem que ir para a cidade para sacar os seus benefícios [da previdência social], mas ninguém se interessou”, disse ele, que acrescentou: “Indo sacar o dinheiro em Correntina, os aposentados compram lá produtos e gêneros alimentícios que poderiam comprar no comércio aqui; movimentar mais o comércio daqui”. O que é uma verdade.

Foto: Divulgação

Apesar de ser grave o problema, pode-se entender que, falar em decadência talvez seja um excesso. É mais provável estar havendo uma estagnação econômica, por serem parcos os recursos que circulam na economia local: da previdência, dos programas sociais, e da agropecuária local, que diminuiu, mas não deixou de existir. Além, é claro, de alguns empregos e recursos do poder público, que certamente tem servidores no local.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu nasci na fazenda conceição que fica há 2 km do Distrito de São Manoel,,onde estudei até concluir o ensino médio magistério, nunca vi evolução, só no caminho da decadência, e vou explicar, porque sou testemunha ocular e filho dessa terra.
    No Governo do Presidente Sarney que ocorreu no ano de 1990, realmente muitas famílias foram para o projeto formoso, a procura de melhores condições de vida, porque neste Distrito nunca tive. A culpa dessa decadência é de alguns políticos incompetentes que Correntina e o próprio distrito teve e tem atualmente. No mandato de Março Falcão, que é que era casado com filha de Jaborandi, ele deu como presente aos eleitores, tirou a emancipação de São Manoel e levou para Jaborandi que era do seu interesse familiar, e com isso São Manoel foi ficando de lado e sempre sem voz. O ensino médio que neste Distrito tinha, acabou; a única coisa bonita que foi Deus que deu, que é o Rio Arrojado. Mas, o esgoto que rasga a cidade a céu aberto, uma fábrica de mosquito da dengue, inclusive foi record de susto da dengue tempos atrás no distrito, é jogado dentro do Rio todo esse esgoto, que fica a cerca de 50 metros da casa do Vice Prefeito atual que finge que não vê, e é bajulado por uma população omissa e capachos na sua maioria.
    A tendência é só piorar, ninguém vai investir, sem a certeza do lucro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.