Publicada em 10/07/2023 às 20h37
Estrutura para a Festa da Agricultura Familiar está sendo finalizada
Faltando menos de 48 horas para o início da Festa da Agricultura Familiar, a ser realizada em Correntina (de 14 a 16/07) e cuja abertura está marcada para as 14:00 horas da quarta-feira, a região central da cidade tem tido um intenso movimento, com serviços de limpeza de toda essa região, e finalização da montagem de toda a estrutura necessária à realização do evento.
Uma megaestrutura com 80 tendas de diversas dimensões para exposições e o comércio de produtos, pontos de apoio para órgãos de fiscalização e administração do evento, saúde, policiamento, um palco com 238 m2 e camarins para os artistas, além de banheiros químicos.
Para montar toda essa megaestrutura, foi disponibilizada uma área com mais de 5.000 m2. Sendo 3.200 m2 em uma das laterais da praça do Mercado Municipal antigo, e outros 2.200 m2 no primeiro quarteirão da rua Juscelino Kubitschek, no trecho entre a ponte do Riacho Vermelho até o prédio do Serviço Autônomo de Água e Esgotos, o SAAE.
Cerca de 50 pessoas trabalham apenas na área do evento, entre servidores públicos do município e mão-de-obra temporária contratada pelas empresas que executam os diversos serviços na montagem. Não há informação precisa sobre esse contingente temporário.
A FESTA – De quarta-feira a sexta-feira haverá palestras, distribuição de mudas nativas e frutíferas, apresentações artísticas e culturais, inauguração de um laticínio municipal, shows musicais e a Feira da Agricultura Familiar, onde os pequenos produtores do município comercializarão seus produtos.
Outros produtores de gado, porcos, ovelhas e cavalos, além de piscicultores, que não fazem parte da atividade familiar também participarão do evento, como expositores.
É esperada a presença de autoridades do governo estadual, que deverão participar da abertura e da inauguração do laticínio.
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR – As informações repassadas à Coluna pela Central das Associações da Agricultura Familiar, a CAAF, dão conta de que 200 pequenos produtores ligados a 26 associações deverão participar desta edição da Feira da Agricultura Familiar, comercializando diversos produtos, como legumes, verduras, frutas, cereais, subprodutos da mandioca e do milho, bolos, ovos, biscoitos, peixes, e animais como porcos, galinhas e frangos, entre dezenas de alimentos e outros itens que são produzidos em regime familiar no nosso município.
A CAAF estima que, nos três dias, apenas nas vendas dos pequenos produtores, deve haver um faturamento em torno de R$ 2 milhões, superando as vendas na feira anterior, que totalizaram R$ 1,7 milhão.
Veja a programação com os horários das diversas atividades que serão realizadas nos três dias da festa.