Publicado em 12/11/2025, às 16h15.

*Teoney Guerra é Jornalista Provisionado e Corretor de Imóveis.

O Major Félix no poder

Um episódio da história de Correntina que faz 100 anos neste mês de novembro.
Teoney Araújo Guerra*

Foto do ex-primeiro-prefeito Major Félix

 Revisito a história de Correntina para relembrar um fato importante da nossa história que completa 100 anos. Ocorreu em novembro de 1925, e se tornou um episódio fundamental da política local.

Antes, vamos contextualizar como se desenrolava a política naquela época, na Bahia como um todo – e no país.

Foto – Casa do Major Félix, Prefeitura, Delegacia e Igreja Católica (acervo Teoney Guerra)

O Brasil vivia o final da época do “coronelismo”. Sistema político e administrativo no qual o poder era exercido pelos “coronéis”, assim denominados, os donos de latifúndios, que concentravam as poucas riquezas geradas nas localidades e detinham o poder político.  Mandavam e desmandavam, como se dizia, pois tinham sob o seu controle, o policiamento e o delegado, que era sempre alguém da sua confiança. E havia uma espécie de conluio entre esses senhores e os governos do Estado. De forma que, nem sempre, o resultado de uma eleição era mantido, respeitado. Eleições essas que não tinham a participação do povo – votava quem era ligada aos partidos; quem os “coronéis” permitiam, e quase sempre eram marcadas por fraudes, irregularidades.

  Muitas vezes, um candidato ganhava a eleição, mas não assumia o cargo. Dependendo do prestígio do derrotado com o governador, ele ia à capital do Estado e voltava com o mando político.

E foi exatamente o que ocorreu naquele ano de 1925, e está ligado ao que foi denominado de “Revolução do Major Félix”. Um capítulo da nossa história que marcou a consolidação de Félix Joaquim de Araújo, o Major Félix, o último Intendente e o primeiro Prefeito de Correntina, como principal liderança política local – da época. A “Revolução do Major Félix” resultou de uma série de fatos, e teve o ápice no ano de 1926, mas o fato aqui narrado foi, digamos, o estopim.

Foto ilustrativa (acervo Teoney Guerra)   

O Major Félix assumiu o poder com o mandato [de Intendente] de 1923 a 1925, como informa o livro História de Correntina (Ed. Atualizada, pag. 84). E pelo que foi apurado, houve o pleito eleitoral para Intendente, em novembro de 1925, como previsto. O Major Neco Duarte, candidato do grupo de oposição ao Major – aliado dos Magalhães -, foi eleito. Entretanto, o Major Félix permaneceu no poder, com o apoio do governo estadual.

Foto ilustrativa (acervo Teoney Guerra)

  Essa permanência do Major Félix no poder pode ser explicada como resultante desses conluios. E de acordo ainda com o livro História de Correntina, provavelmente, houve uma “superposição” de intendentes. Ou seja: Correntina teria tido dois intendentes: o Major Neco e o Major Félix. O Major Félix foi mais forte, se mantendo no poder até 1930. Ano em que o cargo de Intendente foi extinto, sendo criado então o de Prefeito. O Major Félix se manteve no poder até 1947.

Obs: No próximo ano vamos voltar ao tema, para contar a história completa da “Revolução do Major Félix”, que completará 100 anos.

*Teoney Araújo Guerra é escritor memorialista

4 COMENTÁRIOS

  1. O texto sob título REVOLUÇÃO DO MAJOR FÉLIX é um trecho de um artigo da lavra do erudito Teoney Araújo Guerra, escritor memorialista, que relembra um episódio da história de Correntina, fato este que completa 100 anos agora novembro. O episódio em questão é a “Revolução do Major Félix”, que ocorreu em 1925 e resultou na permanência do Major Félix no poder, apesar de ter perdido a eleição para o Major Neco Duarte. O texto contextualiza a época, explicando o sistema político do “coronelismo” e como os “coronéis” detinham o poder político e administrativo na região. O Major Félix é descrito como o último Intendente e o primeiro Prefeito de Correntina, e sua permanência no poder é atribuída ao apoio do governo estadual e ao conluio com os “coronéis”. O texto promete continuar a história, em comemoração aos 100 anos da “Revolução do Major Félix”. Aguardaremos sua conclusão e por antecipação parabenizamos o escritor pela brilhante ideia de presentearmos com a HISTÓRIA VIVA da nossa Correntina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.