Publicado em 13/04/2024 às 14h16

Foto: Ilustração.

A função de vereador(a) é muito disputada em todas as cidades brasileira. Mas também é a mais cobrada e criticada. Muitos acham que têm uma função muito fácil e trabalha pouco, um dia na semana.

Mas não é simples assim. Primeiro os pré-requisitos não são poucos. O eleitor precisa ter o domicílio eleitoral na cidade até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de dezoito anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

Foto: Divulgação.

O(A) Vereador(a) tem o compromisso de um sessão por semana. Mas ledo engano em achar que é só isso. A sua residência é frequentada pela população durante a semana e também no sábado e domingo. Sem falar que o seu aparelho celular não para de tocar durante o dia e noite. E os pedidos por ajuda são inúmeros.

É uma função pública de grande relevância. O nome vem do grego antigo (verea) e significa trilha ou quem orienta os caminhos. É ele(ela) que ouve o que o povo precisa e propõem no parlamento os anseio da população.

Foto: ilustração.

Ao vereador(a) cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as normas a serem aplicadas no município.

Com tudo essa cobrança, tanta exigência, tanta concorrência eu pergunto: vale apena ser candidato ao cargo de vereador(a) por  esse valor? Responda nos comentários, queremos muito saber sua opinião.

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, exercer o cargo de Vereador dentro dos ditames da CF e da lei orgânica do Município, não é complicado, o problema foi criado pelos próprios políticos na sua maioria, com o intuito de manipular o eleitor para ser reeleito, começaram a envolverem em corrupção no intuito de conseguir verbas para inflar seus egos e presentear eleitores de forma fraudulenta e esquecendo de exercer o verdadeiro papel que é fiscalizar e propor projetos pro ao povo de uma forma igualitária.
    Tem que haver mudança na política, tem que começar reeducar a população, para a longo prazo termos um eleitorado consciente, votando no político honesto, onde ele trabalhará corretamente e terá paz na sua casa sem presenciar mendigagem na sua porta, até mesmo político não tem obrigação de dá nada para ninguém, tem somente direito de receber o salário para seu sustento e o dever de trabalhar como manda a lei.

  2. É perceptível quando um povo é manipulado, submisso sem direito a expressar suas vontades, devido aos atos ditatorial de um gestor frio e calculista, que age calado e é interpretado pelos mentes retrógradas com humilde.
    Esse é o perfil de Correntina BA.

  3. É lamentável assistirmos homens sérios com condutas ilibadas não expor seus nomes em política. Assistimos eleitores manipulados e corruptos que cobram propinas de candidatos para votarem. Sou filho de Quincas de Santa, um dos políticos mais honesto de Correntina-Bahia, foi Delegado, Vereador/Presidente da Câmara, Vice Prefeito, Prefeito, e tem um filho que é Contador e Bacharel em Direito que poderia contribuir muito para o desenvolvimento de nossa Cidade, com experiência e capacidade para administrar/fiscalizar e Legislar, mais não concorda com a compra de.votos para chegar ao poder. É lamentável o rumo que a política toma em Correntina-Bahia e no Brasil. Já dizia Rui Barbosa, UM DIA O HOMEM VAI TER VERGONHA DE DIZER QUE É HONESTO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.