Publicada em 19/05/2022 às 21h20.
“Esta Coluna é escrita por  um professor aposentado, da rede pública de Correntina, que prefere não se identificar por temer perseguição política.”

 

REPUGNANTE HIPOCRISIA

Recorri a tantos autores que engrandecem o ofício do professor, mas não encontrei uma frase para uma citação de exemplo como me sinto em um dia ter sido educador em Correntina, eles são muito otimistas.

Foto: Freepik

Um município tão grande de profissionais sérios, pais esclarecidos e uma sociedade politicamente corrompida. Não bate, tinha que ser diferente!

Triste realidade! Tanto tempo servi esse município, que por razão e lógica deveria ter o melhor resultado em aprendizagem, conhecimento e autonomia porque tudo progride, tudo melhora. Tantos investimentos na área da educação, mas o que se ver é de fato hipócritas.

Foto: Dreamstime

Os professores fizeram a educação em 2020 e em 2021. Foram eles os responsáveis por tudo, exatamente tudo. Investiram em tecnologias, enfrentaram uma realidade nunca vista, já não eram só os alunos que acessavam às salas de aulas; as famílias, os vizinhos e quem mais quisesse, foram expostos, ora erraram, mas foram eles que estavam ali recebendo críticas, reclamações e tantos desabafos. Verdadeiros heróis!

A pandemia acabando, ano letivo cheio de sonhos e muita curiosidade, famílias inseguras em relação ao conhecimento dos filhos, expectativas mil… e tudo começa, o mínimo que mereciam era respeito. Tão cruel que de quem deveria partir o reconhecimento foi quem os maltratou, a palavra é esta, “maltrato”, e olha que a classe não é nada boba, de um competente sindicato, gestores escolares que conhecem o melhor de cada educador. Lá estavam negados os direitos que por lei foram concedidos.

Foto: Dreamstime

Se partiu do prefeito, autoridade maior, deu o direito a tanta “esculhambação”. Professora responsável tendo sua conduta desvalorizada por um colega de profissão, ninguém compreendeu o porquê, se foi ter concluído o mestrado ou por ser respeitada. A pergunta é: Pode? Não pode, mas em terra de desrespeito quem manda são os valentões, não se sabe… o fato é que tudo ficou por isso mesmo, empresa alguma aceitaria tal ato.

Ridículo, mas ninguém fez nada, nenhum chamado para conversa ou coisa parecida, mas quando uma das colegas em constrangimento ao não posicionamento da secretária de educação ao reajuste salarial. Ah! Isso incomodou, deu direito a vereador defender o governo, desconsiderando as palavras da companheira. Se não são os secretários coniventes com o trabalho do gestor, quem então seria? De verdade não compreendi! Teve mais. Live na Rádio da cidade onde o gestor demonstrou exaltado, indignado com os professores, muitos pais, políticos foram nos comentários e os diminuíram. Não dava para continuar ouvindo tamanhos absurdos. “E assim segue o baile…”

Foto: Dreamstime

 

Professora de longas datas, profissional de excelência sendo humilhada por funcionário que diz ser de confiança do tal governo. Que tenha ou não motivos, quem sou eu para julgar? Palavras obscenas, xingamentos desnecessários a uma senhora, o que é isso? O que aconteceu? NADA, ninguém se importou, exceto o SINDITEC que em um texto de solidariedade tentou redimir a situação, seja qual for o motivo, nada explica uma atitude tão perversa a uma mulher.

Foto: Depositphotos

Ninguém sabe, ninguém viu! Cadê os artistas, diretores escolares? Nada fizeram, se calaram. É medo, é truque, revolta, omissão? O que será?

A educação de Correntina é essa hipocrisia, esconder obras prontas para construir em área de lazer colégio para o Estado, quando a carência maior do município é a alfabetização, o Ensino Fundamental.

Foto: Dreamstime

Tenham bastante cuidado, não briguem, não questionem, pois quem pode se calou, também não irei me expor. “Regra de estado!”

Os professores, vocês já se perguntaram como estão o psicológico desses profissionais, a moral e a autoestima?

Se liga Correntina, educação não se faz com garantia de emprego para família X ou Y, educação não se faz com tanto fez, educação não se faz com prédios. Educação se faz com suor, dedicação, respeito e principalmente com professores. Acredito que eles continuarão na luta, porque os alunos e cada um em particular sabem que eles estão com o que é de verdade. A justiça!

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Terra de faroeste, quem manda é Lampião. Educação? Para que? Deixa para ultima opção! Povo desinformado e desarmado, não exigem e nem reagem, prato cheio para a corrupção!

    A corrupção, sempre vencendo a razão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.