O sistema de saúde é um dos principais pilares para evolução de um povo. E o sistema de saúde de Correntina é péssimo há anos. A cidade com 83 anos, ainda  não tem uma UTI, nem uma ambulância equipada para UTI. Esse fato persiste desde as gestões anteriores, mas nessa continua o mesmo descaso.

Há anos os afortunados da cidade, diante de qualquer problema de saúde, viajam para Salvador, Goiânia ou Brasilia para serem tratados, mas os pobres, sem condições, deixam suas vidas nas mãos da precária saúde local.

O tempo passou, vários gestores entraram e saíram e  o serviço de saúde continua a ser tratado da mesma forma sem expectativa de melhoria.

O Jornal de Correntina (JC) recebeu várias DENÚCIAS nessa última semana: de que quatro médicos que trabalham no Hospital Municipal de Correntina atendem ao mesmo tempo o setor de COVID-19 e o Pronto Socorro do Hospital (PS).

Na data de hoje, 19  de abril, o JC entrará em contato com a Secretária de Saúde, Maria de Lurdes Neves Sodré, para saber o porquê desse absurdo com a população Correntinense, uma vez que esse tipo de atitude coloca em risco a saúde de quem procura ajuda naquela unidade de saúde.

Os médicos LEONARDO GUIMARÃES CASTRO, CRM/BA nº 27933; FELIPE DE SOUZA CASTRO, CRM/BA nº 35004; JOÃO VITOR MARTINS LARANJEIRA, CRM/BA nº 22128; e MERIVALDO CARDOSO SANTANA, CRM/BA nº 14611, durante os seus plantões, atendem as duas frentes. É assim que vamos combater a Covid-19 em Correntina???

É indispensável relatar que não são somente os médicos, mas também enfermeiros que atendem os dois setores. O JC estará acompanhando esse absurdo que já é caso de POLÍCIA e aguardará uma nota da Secretária, e se o descaso permanecer outras medidas serão acionadas.

A população está alarmada. Primeiro com os números de contaminados e óbitos por covid-19 em nossa cidade e agora, com esse descaso de ter somente um médico durante os plantões para atender a todos.

De quem é a responsabilidade? Da Secretária de Saúde, Maria de Lurdes Neves Sodré, que sabe desses problemas a dias e não tomou providências?  Do Gestor Municipal, Prefeito Maguila, que possivelmente foi informado pela secretária? Dos Médicos, que tem total conhecimento dos protocolos de saúde?  Ou do diretor do Hospital Joaquim Neves de Magalhães, que não informou a Secretária de Saúde?

Uma coisa é certa. A população de Correntina continua sendo humilhada em seu atendimento nos momentos que mais precisa, e continuam temendo por suas vidas em mão de administradores negligentes.

A Secretária de Saúde deve esclarecer o mais breve esse descaso com a população e tomar providências em separar equipe médica, uma para a covid-19 e outra para o Atendimento no Pronto Socorro – PS, URGENTEMENTE. O JC estará aguardando a comunicação da Secretária de Saúde nessa denúncia.

O objetivo é um só. Salvar vidas do povo Correntinense que há décadas sofre com o Serviço Hospitalar de nossa cidade e de nosso estado, que nesse momento de  guerra trava uma batalha contra a covid-19. A cidade não dispõem de UTI móvel, além de aguardar a que será fornecida pelo estado da Bahia, enquanto um minuto pode salvar uma vida, temos que esperar dias por uma ambulância equipada?

O JC é um Jornal independente e não tem lado, tem somente o lado de cobrar um bom serviço de saúde, que é obrigação do Estado Brasileiro prestar saúde de qualidade aos seus cidadãos.

1 COMENTÁRIO

  1. É desumano a forma como às autoridades públicas, neste caso da cidade de Correntina, tratam seus munícipes.
    Parabéns pela reportagem que apontas as negligência dos gestores públicos da área de saúde, bem a responsabilidade da autoridade maior que é o Prefeito Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.