Vacina Sputnik é aprovada, mas decepciona os Governadores do NE.

Por 3 votos a 1, a Anvisa autorizou nessa sexta-feira (4) a importação e distribuição, no país, em caráter excepcional e temporário da vacina Sputnik V (Rússia) e Covaxin (Índia).

A Vacina Sputnik, a quantidade de doses será restrita a 1% da população de cada um dos seis estados solicitantes: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

 

No caso da Bahia, que tem uma população de 14.930.634 de pessoas (estimada/2020), poderá imunizar somente 150.000 baianos. O governador Rui Costa tinha anunciado o pedido de 9,7 milhões de doses da vacina Russa.

A Anvisa ainda determinou a não utilização das vacinas em pessoas com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, gravidez, lactantes, menores de 18 anos ou maiores de 60 anos, mulheres em idade fértil que desejam engravidar nos próximos 12 meses, enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia.

 

Em relação à vacina Covaxin, a autorização definiu a quantidade de 4 milhões de doses.

Cada vacina que chega é motivo de comemoração, mas esperava-se mais dessa aprovação. No caso de Correntina, com a população de 32.191 pessoas (estimada/2020),  a vacina imunizará 322 cidadãos com a Sputnik V, caso a distribuição seja proporcional ao número de habitantes.

1 COMENTÁRIO

  1. Esseses governantes baianos, são umas piadas, só para fazer o oposto do Presidente, compra vacina sem eficácia, com várias restrições, de comunistas Russos. Vejo uma guerra política, para conseguir o melhor lugar no podium. A Lei diz, igualdade para todos, compra vacina para uns e outros não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.