Publicado em 28/03/2024 às 18h57

Divulgação: CND

“Missão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, no Oeste da Bahia, identifica Violação de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais.

Ao longo de seis dias, membros do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) @cndhbrasil estiveram em missão pelo oeste da Bahia, bem como em Correntina, para ouvir os povos e comunidades tradicionais, às denúncias de violações de seus direitos cometidas por seguranças privados a mando de fazendeiros e empresas.

Há anos o oeste da Bahia, que integra a fronteira agrícola do Matopiba, tem sido palco de conflitos fundiários violentos, disparados pela ocupação ilegal de terras no Cerrado Baiano, em especial, a partir das décadas de 60 e 70.

O objetivo da missão foi ouvir e denunciar as violações aos órgãos competentes e criar recomendações e uma agenda de mobilização que ajude a frear os ataques e garantir aos povos seu acesso à terra e ao território.

Além de membros do CNDH, estiveram na missão representantes da Associação de Advogadas/os de Trabalhadoras/es Rurais da Bahia (AATR), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Agência 10Envolvimento, Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) e Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

As entidades tiveram apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal ao longo dos seis dias de campo.

Saiba mais acessando o #linknabio

Polícia Federal observa ponte destruída por seguranças privados dentro de território tradicional”

Divulgação/CND

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.