publicado em 14/07/2023 às 09h55

 

Por Teoney Guerra Coluna Fatos & Negócios

Segundo dia da Festa da Agricultura Familiar de Correntina

As palestras tomaram praticamente toda amanhã bem como a tarde neste segundo dia da Festa da Agricultura Familiar, que está sendo realizada na cidade de Correntina desde ontem, quarta e só termina amanhã, sexta-feira (veja matérias postadas antes de ontem e ontem). Ministradas por especialistas nas diversas áreas.

Foto: Divulgação

Para a organização do evento, elas têm por objetivo oferecer conhecimento técnico, científico e melhores noções de gerenciamento aos pequenos produtores que, normalmente, tocam suas propriedades tendo como base conhecimentos empíricos, o saber transmitido de geração para geração.

Às 9:00 horas, “Bovinocultura – Como ter uma alimentação econômica e eficiente na propriedade” ministrada pelo Dr. Marcos Matos,, do corpo técnico do SEBRAE/SENAR.

Foto: Divulgação

Às 10:00 horas, “Piscicultura – Como iniciar um projeto de piscicultura”, cujo ministrante não foi informado pela organização do evento (a Coluna não acompanhou as palestras).

Às 14:00 horas, “Empreendedorismo juvenil e e Sucessão Rural”, ministrada por técnico do SEBRAE cujo nome, entretanto, não foi informado pela organização.

Às 15:00 horas, “Como elaborar um projeto social para a Associação”, ministrada pelo Dr. Sândalo Ricardo Paim (a qualificação não foi informada pela organização).

Foto: Divulgação

Às 16:00 horas, “Linhas de crédito para agricultura familiar”, ministrada por Francisco Carlos G. da Silva, gerente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) da agência de Correntina; Edmundo Silva Lauro, gerente de Pronaf; Lourivaldo de Castro, coordenador do Crediamigo; Zeilde Novais de Oliveira, gerente do Banco do Brasil (BB) da agência de Correntina.

Às 16:30 horas, “Cooperativismo, crédito rural e crédito para empresas”, ministrada por Alan Félix da Costa, gerente de Produtos, Negócios e Marketing do SICOOB.

Só entre o final da tarde e o início da noite o movimento de visitantes se tornou significativo.

Foto: Divulgação

A “feirinha” com a comercialização dos produtos da agricultura familiar, como é de costume, só funcionou na quarta-feira. Nesta quinta-feira, portanto, não houve a comercialização das verduras e frutas, legumes, temperos, biscoitos, bolos, doces, subprodutos da mandioca e do milho, ovos, frangos e galinhas caipiras, entre dezenas de produtos e alimentos típicos.

Sem a “feirinha”, o estande com divisões currais onde estão expostos os touros, cavalos, cabras, bodes e porcos se tornou a atração dos visitantes. São animais de pura origem (PO), resultado de melhoramentos genéticos que foram adquiridos por produtores locais para tornar melhores os rebanhos do nosso município.

Foto: Divulgação

É o caso do “Touro Gigante” exposto pela Fazenda Pequena Espanha, um reprodutor adquirido pelos donos da fazenda para melhorar geneticamente o rebanho da propriedade. O touro tem efetivado essa melhoria do rebanho, diminuindo o tempo de abate. Dessa forma, os bezerros da propriedade, ao invés de só ficarem no ponto de abate após 36 meses, vão chegar nesse ponto com 20 a 24 meses.

De acordo com Daniel Molina, um dos donos da propriedade, com essa melhor genética, a propriedade já deve ter o resultado do investimento por volta de dezembro deste ano.

Carneiros da raça Dorpe, de origem indiana, estão sendo expostos, também, pela Fazenda Pequena Espanha. Com esse melhoramento genético, os proprietários já contabilizam o retorno do investimento feito, e estão comercializando animais por um valor cinco vezes maior do que vendiam antes desse melhoramento genético.

Duas muares da raça minivaca estão expostas pela Fazenda Recanto de Guedo. Apesar de ter apenas 80 centímetros de altura e uma estrutura física muito menor do que de um animal comum, o que significa menores custos de alimentação, despesas de uma forma geral e transporte, cada uma produz 8 litros de leite por dia. O mesmo que outra vaca de grande porte produz.

Carlinhos da CM, produtor de leite, está expondo a vaca Giribita, que produz 15 litros de leite por dia em duas ordenhas. O que é algo acima da média não apenas em Correntina, como na microrregião.

A Festa da Agricultura Familiar de Correntina teve continuidade nesta quinta-feira, segundo dia, mais ou menos com o mesmo público espectador de ontem, data da abertura.

Foto: Divulgação

Para a noite, a partir das 20:00 horas – matéria fechada às 19:00 horas – estão previstos a apresentação da quadrilha junina Embalar do Corrente, e os shows musicais, com Xamego Quente, Dorgival Dantas, Norrelf, e depois, Dênis do Forró.

A Festa da Agricultura Familiar é promovida pela Prefeitura Municipal com o apoio do Governo do Estado da Bahia e a participação da Central das Associações da Agricultura Familiar (CAAF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.