Publicado em 25/08/2023 às 19h45
Vamos entender a saga da falta d’água no Distrito Rosário.
1. Tinha um poço com muita vazão de água, que vamos chamar de poço principal que atendia toda a demanda do Distrito Rosário;
2. Este poço queimava a bomba com frequência, e após avalição de técnicos, resolveram baixa sua vazão, em torno de 40% na sua retirada de água, para resolver o problema de constante manutenção;
3. Esses 40% a menos trouxe problema no abastecimento, onde foi necessário ajuda privada;
4. A empresa Aldeia Park passou a fornecer água para o sistema do SAAE, mas não foi suficiente em atender a demanda do distrito;
5. O SAAE abriu um poço novo poço, com menor vazão, com o objetivo de suprir esse déficit de água e resolver o problema. Melhorou bastante, mas não resolveu, várias residências reclamaram que a água não chegava nas caixas d’águas.
6. Agora, esse poço menor está com a bomba parada, onde o quadro de energia queimou.
7. A empresa privada que foi ao local para fazer a troca da bomba d’água, constatou que o problema é o fornecimento de energia da COELBA;
8. Os técnicos acreditam que o problema é a oscilação da energia que está provocando o dano no equipamento;
9. A bomba que acreditava que estava queimada não foi trocada hoje, 25, mesmo tendo uma nova no local, que foi comprada pelo SAAE, por acreditar que o problema está na qualidade no fornecimento de energia;
10. A COELBA foi acionada, mas não compareceu ainda para o atendimento e avaliação deste caso;
11. Hoje, aproximadamente 15% das residências não estão recebendo água em casa. O 85% estão recebendo águas, uns nas torneiras do piso e outros nas caixa d’águas;
12. O novo poço que foi aberto com grande vazão, aguarda análise da água para que entre em atividade e resolva esse problema que já dura meses;
13. E com o calor dos próximos meses, a demanda por água vai aumenta no Distrito Rosário.
Deve acionar a Coelba por danos materiais
Perce-se, falta de interesse da Coelba e de um trabalho de qualidade, para que esse tipo de constrangimento não volta a repetir, é dever obrigacional do poder publico e sua autarquia. Os consumidores estão pagando e muito bem por isso e quando atrasa o pagamento, vem cobrança de multa e mora, espero que a companhia sejam recíproca e deduzem os dias que não prestaram serviço com falta dágua, isentando taxa de esgoto demais.