Seria amanhã, domingo 12. A NASA atrasou em vários dias o primeiro voo de seu mini helicóptero Ingenuity para Marte devido a um problema técnico que surgiu durante o teste de seus rotores. A viagem da Ingenuity, que será o primeiro voo de uma nave motorizada para outro planeta, está agora em espera até pelo menos 14 de abril, disse a agência espacial dos EUA.

Um teste de alta velocidade dos rotores do helicóptero de 1,8 quilo terminou mais cedo do que o esperado devido a um alerta de um problema potencial. Por sua rotação, esses elementos mantêm o helicóptero em voo. “A equipe do helicóptero está examinando a telemetria para diagnosticar e entender o problema”, disse a NASA em em comunicado . “Depois disso, eles reprogramarão o teste em velocidade máxima.”

Apesar desse problema de última hora, o Ingenuity está “são e salvo” e se comunica com a Terra por meio do rover Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro com o helicóptero preso a sua parte inferior .

A nova operação que será realizada em poucos dias consiste em fazer o Ingenuity voar por 30 segundos. Este é um desafio porque o ar marciano tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra. No entanto, é empurrando o ar que as hélices podem levantar peso. A engenhosidade deve, portanto, girar as pás de seu rotor muito mais rápido do que um helicóptero faria na Terra para poder voar e levantar seu próprio peso: 1,8 kg na Terra, o que corresponde a 700 g no planeta vermelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.