Na reportagem do dia 18 de março, o JC – Jornal de Correntina relatou que a cidade necessitaria urgentemente de uma UTI móvel. Sempre que precisava de uma, tinha que aguardar horas para a sua chegada, uma vez que era compartilhada com várias outras cidades, além de  pegar fila (que é organizada de acordo com o critério de urgência do paciente),  podendo resultar em uma espera de vários dias, dependendo do quadro do paciente.

Na data de ontem, 20 de abril, mais uma pessoa precisou de uma UTI móvel, uma vez que necessitava de ser transferida para uma cidade com maior porte de atendimento de saúde, se deslocando para a cidade de Brasília. Mas infelizmente tivemos um final trágico, cujo o nobre Secretário Municipal de Correntina Alvino Pereira de Magalhães veio a óbito antes de chegar à Capital Federal.

O JC não quer fazer desse casso um sensacionalismo, usando uma vítima que será enterrada na manhã de hoje, no povoado do Tatu, e sua família ainda chora pela perda imensurável de um pai, um amigo e um funcionário público competente e dedicado. O JC chora junto com a família do Secretário Alvino e dá suas condolências a todos amigos e familiares, mas a denúncia é para que isso não volte a se repetir em nossa cidade.

Na data de ontem, 20, quando o secretário Alvino necessitou de uma UTI móvel, foi alugada uma as pressas, na cidade de Santa Maria da Vitória. Nos casos que necessitam de uma unidade móvel, um minuto é crucial. E a UTI móvel teve que se deslocar de uma cidade vizinha que fica a mais de 50 km. Além disso, pasmem cidadãos Correntinense, a UTI móvel veio incompleta, sendo necessário vários equipamentos hospitalares, que foram supridos com os pertencentes do próprio Hospital de Correntina!

Em seguida, o filho da terra, devido a precária estrutura do nosso sistema de saúde, deixou essa linda cidade, de águas cristalina, de uma natureza exuberante, de um lindo rio, de um lindo ranchão, das sete ilhas, para buscar ajuda em uma outra cidade, que lá, cuidam de seus cidadãos, que foi nesse caso a Capital Federal. Mas esse filho da terra não retornaria nunca mais com vida a sua cidade, aos braços de sua família, devido aos péssimos gestores que não fazem o que deveria ser feito para seu povo.

O JC não está dizendo que se tivesse uma  UTI móvel  o final seria diferente, mas segundo a equipe de saúde local, é unanime em afirmar que a chance de êxito seria muito maior se o município tivesse uma unidade à sua disposição. Nos seus 83 anos de emancipação ainda não temos uma UTI sequer em nosso Hospital Municipal.

Os profissionais de saúde que arriscam suas vidas com o pouco recurso que tem, ainda necessitam  de ficar mendigando para as cidades vizinha uma UTI móvel para encaminhar seus filhos para cidades com maior porte de saúde pública e infraestrutura como Brasília, Goiânia e Barreiras.

Quando Correntina será uma cidade independente e andará com seus próprios pés, como senhor Major Félix e o Padre André sonhavam ???

Cidades vizinhas, com arrecadação menor que a nossa cidade, dispõe de estrutura de dar inveja, que pode acionar seus próprios recursos a qualquer hora do dia e da noite, sem ter que pegar fila por uma UTI móvel compartilhada.

Uma UTI móvel pode ser alugada pelo valor de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) mensal ou adquirida pelo valor de 326.500,00 (trezentos e vinte e seis mil e quinhentos reais), conforme ATA DE REGISTRO DE PREÇO Nº 63/2020 ATA DE REGISTRO DE PREÇO DO PREGÃO Nº 33/2020, PROCESSO Nº 97/2020 PARA REGISTRO DE PREÇO PARA A AQUISIÇÃO VEÍCULO AMBULÂNCIA TIPO D (U.T.I. MÓVEL), CONFORME ANEXO I, da cidade de ITAÍ/SP.

Como foi citado na reportagem do dia 18 de abril, a linda cidade de Correntina vive momento de aflição no seu sistema de saúde. A cidade está em um caos total, e clama para que os seus gestores (secretária de saúde Maria de Lourdes Neves Sodré e Prefeito Maguila) tomem providências urgentes.

O JC pede também ao Poder Legislativos, que tem uma de suas finalidades precípua de fiscalizar o poder executivo, para que tome atitude diante dessa situação. A população da cidade confiou em seus treze Edis a mais nobre missão que pode ser dado a uma cidadão, e segundo o pensador Sócrates que é: criar Leis e Fiscalizar.

Mas muitos dos Edis estão preocupados em ter 40% de Adicional de Insalubridade, ganhando o percentual acima daquele que estão trabalhando na linha de frente no Hospital Municipal, como Técnicos, Seguranças, equipe de limpeza e Enfermeiros

A cidade de Correntina de homens valentes e fortes que escreveram o seu legado nos anais da história local, agora veem autoridade do Legislativo e Executivo conduzirem o seu povo com tamanho descaso, desprezo, indiferença.

 

1 COMENTÁRIO

  1. É nessa hora que vem a cobrança do retorno dos imposto que pagamos, aqui em Toronto o imposto é de 13%, já na província de Alberta onde a saúde, trânsito, segurança, rodovias, qualidade de vida etc, que é mil vezes melhor que Toronto, o imposto é de apenas 5% !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.