Publicado em 04/07/2021 às 11h, atualizado em 05/07/2021 ás 05h35

ATERRO SANITÁRIO1: Construção causa polêmica em comunidades vizinhas.

 

Teve início a construção de um ATERRO SANITÁRIO próximo a BR 349, que fica a 26km de Correntina, 1,6km do rio Correntina e a 2,2km do rio Arrojado, sentido Santa Maria da Vitória.

A construção encontra-se a todo vapor e está trazendo terror às várias comunidades como: Caruaru, Corredeira, Formosa, Ladeira de Sinhá, Cachorrinha, Barra de São José, Baraúna Serrada e Bonito.

Os moradores dessas comunidades já solicitaram esclarecimentos à Prefeitura e não obtiveram nenhuma resposta até a data de hoje.

O que assusta os moradores é saber que a obra está com seu andamento a todo vapor, inobstante a isso, não tem placa de obra, responsável da obra, responsável técnicos,  registro de licenciamento, registro de alvará de construção, bem como não foi feito esclarecimento as comunidades  as quais foram pegas de surpresa.

Os moradores ficaram ainda mais preocupados ao tomarem conhecimento que o aterro receberá lixo de cidades vizinhas como São Félix do Caribe, Santa Maria da Vitória e Jaborandi, por se tratar de um Consórcio.

Correntina tem um ATERRO SANITÁRIO controlado que fica a 5 km da cidade que aparentemente atende as necessidades do município.

Uma obra dessa envergadura para a cidade merece ser discutida em AUDIÊNCIAS PÚBLICAS com a participação de todas as comunidades que serão afetadas diretamente e com todo o povo do município.

O que preocupa mais ainda é a maneira e a rapidez com que é feita uma obra com tamanho IMPACTO AMBIENTAL e importância.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia… a construção de um aterro além de obedecer os parâmetros legais de licenciamento deve ter uma visão humanitária e do meio ambiente. O art 9° da Lei 12.305 preconiza as varias formas de manuseio de resíduos até a deposição final dos “rejeitos”. Temos na fase de Educação ambiental: não geração demasiada, redução, depois a reutilização, a reciclagem (através das UTCs Unidades de Triagem e Compostagem) os outros tipos de tratamento e só após a destinação final dos Rejeitos. Assim conseguimos garantir o Tripé da Sustentabilidade: Social, Econômico e Meio Ambiente onde a população é parte integrante desta Economia Circular. Grato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.