A Estação de Tratamento de Água – ETA do Distrito do Rosário está sucateada, e pode se perceber pelas fotos na reportagem. Iniciando pelo vazamento na caixa d’água superior, que desperdiça água há nove anos, nunca foi sanado tendo em vista que já tivemos três Prefeitos e três Diretores do SAAE, e nada foi feito.

 

A ETA foi entregue pelo Governo Estadual à administração do município com uma estrutura de edificação e operacional de dar inveja a ETA da sede da cidade, mas hoje é visível o sucateamento, veja abaixo:

  1. Uma caixa d’água superior de 70.000 litros que foi entregue em perfeito funcionamento, hoje está com vazamento há nove anos;
  2. O reservatório inferior de 250.000 litros, hoje está desativado por falta de manutenção;
  3. Dos dois poços artesianos de alta profundidade, hoje só tem um;
  4. Se uma bomba do poço estragar, o Distrito ficará sem agua por várias horas.

O sistema de ETA nos últimos anos evoluiu muito em tecnologia de captação de água e tratamento, mas a do Rosário, infelizmente retrocedeu com a perda de equipamento e manutenção. A captação de água dos poço artesiano tem uma preocupação gravíssima, com o excesso de metais pesados, ferro e manganês. Segundo o site, https://www.fusati.com.br/metais-em-excesso-no-organismo-o-perigo-para-saude, 70 % dos poços artesianos tem excesso de Ferro e Manganês, o que pode ser danoso a saúde da população.

O JC entrou em contato com o Diretor do SAAE, o Sr. Juarez Rocha de Souza, que atendeu ao JC com a maior atenção e respondeu aos questionamentos.

  1. Quanto ao vazamento na caixa d’água, informou que tem conhecimento, mas não pode fazer reparo para não parar o fornecimento de água. Relatou ainda que tem um acordo firmado com os proprietários do Loteamento ELDORADO para fornecer uma caixa d’água de 100.000 litros, e só depois da instalação, será feito o reparo na caixa atual.
  2. Acrescentou que nesse acordo ainda está a perfuração e instalação de um poço artesiano interligado ao sistema atual.
  3. Sobre o risco de metais como Ferro, Manganês, respondeu que e feita a análise semestralmente da água do Distrito e de outras comunidades.

O Distrito do Rosário já tem problemas de abastecimento de água há anos, principalmente na época do calor onde setores, constantemente, ficam sem água. E para dá conta da demanda, a bomba fica ligada 20 horas sem parar. E notório que investimento tem que ser feito na ETA do Distrito e com urgência. O diretor do SAAE não sabe precisar quando essas obras referente ao acordo com o Loteamento ELDORADO serão entregues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.